5 riscos ocupacionais que você precisa conhecer em qualquer profissão

Uncategorized

Entenda o que é o risco ocupacional e em quais áreas ele se aplica
Em alguns ambientes de trabalho, nas áreas comuns, às vezes há um mapa em algum mural que mostra o determinado setor/andar e os possíveis riscos ocupacionais que aquele lugar oferece.


Risco ocupacional é definido por qualquer atividade na qual os colaboradores de uma empresa sofrem exposições diversas durante sua jornada de trabalho.


A fim de garantir a proteção de seus empregados, é necessário que a empresa apresente um ambiente seguro. E isso é possível mediante um melhor gerenciamento da segurança interna, direcionada a analisar prováveis riscos às atividades exercidas tanto para o corpo quanto para a mente.


Segundo o Ministério da Economia, Secretaria Especial de Previdência e Trabalho, através das Normas Reguladoras NR 9 e NR 12 e Portaria nº 25/1994, aponta os riscos ocupacionais em 5: biológicos, físicos, químicos, ergonômicos e acidentais.

Cada um deles é relacionado a uma cor, a fim de tornar mais fácil a compreensão do Mapa de Risco.

Dessa forma, a relação é a seguinte:

  • Riscos físicos: na cor verde
  • Riscos químicos: na cor vermelho
  • Riscos biológicos: na cor marrom
  • Riscos ergonômicos: na cor amarelo
  • Riscos mecânicos: azul

Em uma breve olhada pelo mapa, consegue-se descobrir os locais em que se exige o uso dos EPIs, por exemplo.

Ter esse mapa se torna essencial para que os riscos ocupacionais, principalmente os ambientais, sejam aplicados de forma correta, culminando em sua diminuição e erradicação.

Antes dessa divisão, os riscos se dividem em três subgrupos: Riscos operacionais, comportamentais e ambientais, risco físico, químico, biológico e ergonômico).

Exemplos de riscos

Risco Físico: Ruído, vibração, radiação, mudanças de temperatura, pressão anormal e umidade.
Os riscos possuem uma limitação específica. Por exemplo, os ruídos não devem passar a quantidade máxima de decibéis.

Químicos: Substâncias, produtos ou compostos que podem penetrar (por vias aéreas) no organismo e causar danos – como fumos, gases e vapores. A exposição neste caso é medida através do nível de toxicidade do produto químico.

Biológico: Protozoários, Bactérias, vírus, fungos e parasitas. A prevenção se relaciona ao nível de patogenicidade que o colaborador se expõe.

Ergonômico: Esforço físico em excesso, levantamento e métodos de transporte de peso, postura inapropriada, forte controle da produtividade, trabalho à noite e jornadas extensas. Desta forma, laudo ergonômico é feito para avaliação das medidas.

Mecânicos: Acidentes com máquinas, equipamentos sem uso de proteção, ferramentas e iluminação inadequadas, risco de choque, incêndio e atmosferas explosivas.

É necessário espalhar a informação aos trabalhadores e construir uma boa base para diagnosticar problemas e incentivar políticas de prevenção.

A importância de prevenir

A preocupação em evitar acidentes de trabalho deve estar como prioridade dentro de uma empresa. A atenção aos detalhes – fiações expostas, validade de extintores etc – é primordial aos que ocupam esses ambientes, pois por mais que prevenções sejam feitas, as condições de trabalho mudam com o tempo.

Qualquer tarefa produtiva carrega um risco em potencial, o que não obrigatoriamente a transforma em acidente. É essencial que se conheça bem as normas de segurança do trabalho e manipulação de equipamentos, bem como treinamentos que mostram como agir em situações de pressão/tensão psicológica.

Os benefícios que a Segurança do Trabalho traz a uma empresa são vários, dentre eles:

  • Redução de custos – Devido ao baixo número em pedidos de indenizações e afastamentos;
  • Aumento da produção – Já que o tempo de interrupção das atividades cai;
  • Diminuição do número de acidentes;
  • Geração de alto valor da empresa – Comportamentos relacionados a responsabilidade social são bem vistos, tanto pela sociedade quanto pelo mundo dos negócios
Compartilhe esse post!

Comentários:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *